domingo, 18 de outubro de 2009

ELE É MOZA... “MOZ’AMIGO”


MOISÉS BERNARDINO. Quem é? Quem foi? Quem será? Nós o chamamos de Moza e é um ator esforçado do Grupo Teatral Boca de Siri. Digo esforçado, porque fazer o personagem que ele topou encarnar não é pra qualquer um, não. Lúcifer do espetáculo “Seo Frankolino – O Fantástico da Ilha”. Já disse pra ele que pra fazer esse papel tem de ter muito estômago. Moza foi meu aluno no Projeto Oficinas do Saber do Bairro Monte Cristo na parte continental da Cidade de Florianópolis no ano de 2007. E isso me dá certa intimidade para até nas horas precisas puxar-lhe as orelhas. Ou mesmo, tentar “tirá-lo” de algum problema. Assim como fizeram àquele menino cuja história é relatada na Bíblia. A origem do nome Moisés vem do hebraico, moshe. O significado do nome Moisés desafia até hoje os filólogos. A explicação bíblica — mo = água + usheh = salvar — isto é: salvo das águas, é popular. Então era egípcio? Talvez de fato seja melhor a etimologia egípcia: msi = dar à luz, de onde: mses = filho. Diz a Bíblia que Moisés, salvo das águas do Nilo, foi educado como nobre pela própria filha do faraó, em ambiente palaciano. E será este nobre — ao menos pela educação — que transformará um punhado de escravos hebreus num grupo nacional coeso e livre. Antes, casará com a filha de um sacerdote pagão, em cuja terra — madiã — lhe aparecerá deus, para santificar sua missão. E, sendo Deus Onipresente no tempo e no espaço e inacessível ao homem, apareceu um dia a Moisés, dizendo: "eu sou aquele que sou". E quem é nosso Moza? Pelo que pesquisei, quem é possuidor desse nome é um cara muito ligado a família e emotivo. Costuma exagerar nos seus cuidados e corre o risco de sufocar as pessoas que ama sendo assim. Tem muita energia e por isso deve sempre manter-se ocupado com alguma coisa. Nos relacionamentos amorosos ou mesmo de amizade, quando se magoa, procura se recolher para dentro de si mesmo e só sai quando recebe um pedido de perdão. Um bom conselho seria aprender a controlar seu temperamento e deixar as pessoas que ama mais na delas. SERÁ?!
Faço votos de que você seja muito feliz. Que você, Moza, cuide bem da tua semente para saber o que colher amanhã. Quando li: "tudo posso naquele que me fortalece" (Filipenses 4:13), lembrei de você e peço a Deus que te ilumine, te proteja, te abençoe sempre. E que você comece a acreditar mais em você.Por isso te homenageio com essas palavras:

“Acreditar é saber que todo dia é um novo começo. É a confiança que nos faz crer em milagres, e que os sonhos realmente podem se tornar realidade.
Acreditar é saber o valor de se alimentar um coração. A inocência nos olhos de uma criança e da beleza de um envelhecimento lado a lado. Pois é através dos ensinamentos que aprendemos a amar.
Acreditar é encontrar a força e coragem que reside dentro de nós. Mesmo quando as coisas não vão bem e é preciso se reerguer.
Acreditar é saber que não estamos sós. Que a vida é um dom e que nós temos que apreciá-la todos os dias como se fossem os últimos.
Acreditar é saber que surpresas e imprevistos sempre estão sujeitos a acontecer.
Mas saber também que todas as nossas esperanças e sonhos estão ao nosso alcance”.


P.S: QUANDO VOCÊ PRECISAR, SABE QUE ESTAREI SEMPRE CONTIGO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário